Formação Oracle DBA Completa


15 Livros sobre finanças pessoais que você deve ler

15 Livros sobre finanças pessoais que você deve ler

6 de fevereiro de 2019 1 Por Ramos de Souza Janones
Powered by Rock Convert

Reunimos os melhores livros sobre finanças pessoais e empresariais para você ler ainda em 2019 e transformar sua vida financeira.

Ficamos focados em nossa carreira, estudos, trabalhos, desenvolvimento de software e, muitas vezes, nos esquecemos da pessoa mais importante: você. 

Sempre pagamos primeiros os outros e esquecemos de pagar primeiro a nós, criando: fundo de reservas de emergência, fundo de liberdade econômica, fundo para a realização de um sonho, fundo para a aposentadoria. Isso é um grande erro. 

Selecionamos 15 livros sobre o tema de finanças pessoas, finanças empresariais, empreendedorismo, investimentos e educação financeira que são pilares muito importantes. 

Esperamos que gostem de nossa seleção, leia e coloque em prática os ensinamentos destes grandes mestres. 

1. O Poder da Educação Financeira – Robert Kiyosaki

Neste livro de 2011, Robert Kiyosaki discorre sobre a importância da educação financeira. O livro é uma recapitulada nos conceitos apresentados nos demais livros do autor (Pai Rico Pai Pobre, Independência Financeira), mas pelo menos sem ser do tipo “copiar e colar” como ocorre em alguns dos livros do autor, apresentando novos exemplos pessoais. 

O livro é bom, com algumas ressalvas. Há quarenta páginas de propaganda de serviços da empresa do autor no final do livro, e o estilo do autor continua o mesmo, de repetir ad nauseum conceitos já apresentados. O estilo de escrita de Kiyosaki caiu muito desde que ele e a Sharon Lechter brigaram e ela parou de re-escrever os livros dele, tornando-os melhor escritos. De fato, acho curioso que em nenhum dos livros dele ele explique o motivo da briga ou o cite como exemplo de problema que um empreendedor precisa conviver. De fato, como ele escreve, é como se ela sequer tenha existido, já que ela não é mais citada como co-autora de seus livros.

Até que foram poucos os erros conceituais que encontrei neste livro e, na minha opinião, o autor redimiu-se de O Segredo dos Ricos, que é uma verdadeira “bomba”.

p. 4: “Na mesma década, quando medido contra o ouro, o dólar perdeu 398 porcento de seu valor.”

Err… O Kiyosaki foi obviamente reprovado em matemática. A perda máxima possível é de 100%. Ele queria dizer que o ouro teve apreciação de 398% em comparação ao dólar e se embananou.

p. 141: “É a mesma fantasia que milhões de americanos, japoneses, ingleses e europeus (…)”

Até onde eu sei a Inglaterra é parte da Europa.

p. 208: Kiyosaki continua contando a história incorreta do Coronel Sanders e do KFC.

 

2. Milionários Instantâneos – Max Gunther

Acompanho emocionadamente os relançamentos dos livros do Max Gunther. Este, originalmente publicado em 1973, conta a história de pessoas que ficaram ricas em relativo pouco tempo. O livro é basicamente sobre empreendedorismo, contando o que essas pessoas fizeram de diferente. Há boas lições a serem aprendidas, especialmente se você é um empreendedor, um estudante do assunto, ou pensa em montar um negócio próprio.

Ficha Técnica

Título: Milionários Instantâneos
Título Original: Instant Millionaires
Autor: Max Gunther
Número de Páginas: 222 (em português), 212 (em inglês)

3. Os Muito, Muito Ricos e Como Eles Conseguiram Chegar Lá – Max Gunther

Este é mais um dos livros do Max Gunther que ficaram por anos esgotados mas que estão sendo re-editados pela Harriman House, que está fazendo um excelente trabalho. (Como viram sou fã do autor)

Originalmente publicado em 1972, o livro conta a história de 15 multimilionários norte-americanos da época. Uma coisa bacana que a editora fez foi publicar uma tabela na primeira página listando as fortunas em valores corrigidos pela a inflação, assim você sabe que quando o autor fala que fulano tem 100 milhões de dólares, você sabe que seria o equivalente hoje a 522 milhões (!). E este é o patarmar do sujeito “mais pobre” abordado no livro!

As histórias são fantásticas, e Gunther é um excelente contador de histórias, sempre tentando dar o foco no que a pessoa fez de diferente em relação às pessoas “comuns”. O mais bacana do livro é que tudo o que ele escreve é baseado basicamente em entrevistas que ele fez cara-a-cara com as pessoas retratadas. Com as pessoas que ele não teve contato, ele preferiu republicar relatos de outras pessoas que tiveram esse privilégio. Assim, alguns (poucos) capítulos são escritos por outros jornalistas.

Esta é uma excelente pedida se você gosta de ler histórias de pessoas bem sucedidas e como elas chegaram “lá”.

 

4. Desenvolva Sua Inteligência Financeira – Robert Kiyosaki

Lançado no final de março de 2008, Increase your Financial IQ é o primeiro livro da série Pai Rico que o Kiyosaki escreve sozinho (os demais eram em co-autoria com a Sharon Lechter). Neste livro Kiyosaki dá dicas de como aumentar a sua educação financeira.

O livro é muito bom, vale à pena lê-lo. O autor explora cinco inteligências financeiras:

1. Fazendo mais dinheiro.
2. Protegendo o seu dinheiro.
3. Planejamento financeiro.
4. Alavancagem.
5. Melhorando as informações financeiras que você recebe.

Além de, mais uma vez, criticar o sistema educacional que não prepara as pessoas para o mundo real por não incluir educação financeira no currículo e o governo, por incentivar que os burocratas gastem mais do que o governo arrecada. Pena que este tipo de mensagem demore para chegar àqueles que têm poder de decisão (será que algum político brasileiro vai aprender isso ainda neste século?).

É claro que tem horas que o livro é chato pela famosa “marca registrada” do autor, a repetição. Ele vive repetindo em todos os capítulos que as regras do dinheiro mudaram em 1971 (quando o presidente Nixon desvinculou o dólar das reservas em ouro do governo americano) e em 1974 (quando o governo americano criou os fundos de aposentadoria de contribuição definida, os 401k). E também as eventuais propagandas para os demais produtos do autor.

Fora isso, o livro é bom e vale à pena a leitura.

 

 

5. As 10 Principais Diferenças Entre os Milionários e a Classe Média – Keith C. Smith

Este é um excelente livro, que vai mudar sua forma de pensar, no mesmo estilo do “Independência Financeira” (Robert Kiyosaki) e “O Milionário Mora ao Lado“, mostrando que a diferença entre milionários e classe média é a maneira de pensar, que acaba governando as atitudes e escolhas. Leitura recomendada para todos aqueles que estão buscando a independência financeira.

Abaixo está um resumo dessas 10 diferenças que são obviamente exploradas em muito mais detalhes no livro:

10. Milionários pensam a longo prazo. A classe média pensa a curto prazo.

9. Milionários falam sobre idéias. A classe média fala sobre coisas e outras pessoas.

8. Milionários abraçam mudanças. A classe média se sente ameaçada por mudanças.

7. Milionários tomam riscos calculados. A classe média tem medo de tomar riscos.

6. Milionários continuam aprendendo e crescendo. A classe média pensa que o aprendizado terminou na escola/faculdade.

5. Milionários trabalham pelos lucros. A classe média trabalha pelo salário.

4. Milionários acreditam que eles têm de ser generosos. A classe média acredita que não tem condições de doar/ajudar.

3. Milionários possuem várias fontes de renda. A classe média possui apenas uma ou duas.

2. Milionários focam em aumentar o seu patrimônio líquido. A classe média foca em aumentar o seu salário.

1. Milionários pensam grande. A classe média pensa pequeno.

 

LEIA TAMBÉM:  7 escolhas para você se tornar um empreendedor de sucesso

6. Os Segredos da Mente Milionária – T. Harv Eker

Este é um dos melhores livros sobre educação financeira já escritos. Bem ao estilo do primeiro Pai Rico Pai Pobre o autor trabalha basicamente com as crenças que nós todos temos a cerca do dinheiro, o que ele chama de “modelo de dinheiro”. O objetivo do livro é justamente mudarmos o nosso modelo de dinheiro para o de uma pessoa rica. Recheado de exemplos – inclusive vários testemunhos do próprio autor, o que dá mais credibilidade ao livro –, este é um livro indispensável para todos que estão em busca da independência financeira.

O livro é repleto de dicas práticas e informações de como podemos mudar o nosso modo de pensar e, conseqüentemente, de agir. Lembrando sempre que é o lado psicológico – as tais crenças que todos temos em relação a dinheiro – que nos permite ou impede de termos prosperidade na vida.

O autor classificou ainda 17 modos de agir e pensar que separam os ricos dos pobres.

1. As pessoas ricas acreditam na seguinte idéia: “Eu crio a minha própria vida”. As pessoas de mentalidade pobre acreditam na seguinte idéia: “Na minha vida, as coisas acontecem”.

2. As pessoas ricas entram no jogo do dinheiro para ganhar. As pessoas de mentalidade pobre entram no jogo do dinheiro para não perder.

3. As pessoas ricas assumem o compromisso de serem ricas. As pessoas de mentalidade pobre gostariam de ser ricas.

4. As pessoas ricas pensam grande. As pessoas de mentalidade pobre pensam pequeno.

5. As pessoas ricas focalizam oportunidades. As pessoas de mentalidade pobre focalizam obstáculos.

6. As pessoas ricas admiram outros indivíduos ricos e bem-sucedidos. As pessoas de mentalidade pobre guardam ressentimento de que é rico e bem-sucedido.

7. As pessoas ricas buscam a companhia de indivíduos positivos e bem-sucedidos. As pessoas de mentalidade pobre buscam a companhia de indivíduos negativos e fracassados.

8. As pessoas ricas gostam de se promover. As pessoas de mentalidade pobre não apreciam vendas nem autopromoção.

9. As pessoas ricas são maiores do que seus problemas. As pessoas de mentalidade pobre são menores do que os seus problemas.

10. As pessoas ricas são excelentes recebedoras. As pessoas de mentalidade pobre são péssimas recebedoras.

11. As pessoas ricas preferem ser remuneradas por seus resultados. As pessoas de mentalidade pobre preferem ser remuneradas pelo tempo que despendem.

12. As pessoas ricas pensam: “Posso ter as duas coisas”. As pessoas de mentalidade pobre pensam: “Posso ter uma coisa ou outra”.

13. As pessoas ricas focalizam o seu patrimônio líquido. As pessoas de mentalidade pobre focalizam o seu rendimento mensal.

14. As pessoas ricas administram bem o seu dinheiro. As pessoas de mentalidade pobre administram mal o seu dinheiro.

15. As pessoas ricas põem o seu dinheiro para dar duro para elas. As pessoas de mentalidade pobre dão duro pelo seu dinheiro.

16. As pessoas ricas agem apesar do medo. As pessoas de mentalidade pobre deixam-se paralisar pelo medo.

17. As pessoas ricas aprendem e se aprimoram o tempo todo. As pessoas de mentalidade pobre acreditam que já sabem tudo.

Indispensável. Compre, leia e releia.

7. Os Axiomas de Zurique – Max Gunther

Este é sem dúvidas a base do capitalismo de risco e uma grande obra prima. O autor, filho de um banqueiro suiço, resolveu catalogar as leis não escritas de como os banqueiros ganham dinheiro, as quais ele chamou de “Axiomas de Zurique”. São 12 leis principais e 16 leis menores. Para dar um gostinho do que te espera ao ler o livro, as 12 leis principais são as seguintes:

1º Grande Axioma: Do Risco – Preocupação não é doença, mas sinal de saúde. Se você não está preocupado, não está arriscando o bastante.

2º Grande Axioma: Da Ganância – Realize o lucro sempre cedo demais.

Powered by Rock Convert

3º Grande Axioma: Da Esperança – Quando o barco começar a afundar, não reze. Abandone-o.

4º Grande Axioma: Das Previsões – O comportamento do ser humano não é previsível. Desconfio de quem afirmar que conhece uma nesga que seja do futuro.

5º Grande Axioma: Dos Padrões – Até começar a parecer ordem, o caos não é perigoso.

6º Grande Axioma: Da Mobilidade – Evite lançar raízes. Tohem seus movimentos.

7º Grande Axioma: Da Intuição – Só se pode confiar num palpite que possa ser explicado.

8º Grande Axioma: Da Religião e do Ocultismo – É improvável que entre os desígnios de Deus para o Universo se inclua o de fazer você ficar rico.

9º Grande Axioma: Do Otimismo e do Pessimismo – Otimismo significa esperar o melhor, mas coniança significa saver como se lidará com o pior. Jamais faça uma jogada por otimismo apenas.

10º Grande Axioma: Do Consenso – Fuja da opinião da maioria. Provavelmente está errada.

11º Grande Axioma: Da Teimosia – Se não deu certo da primeira vez, esqueça.

12º Grande Axioma: Do Planejamento – Planejamentos a longo prazo geram a perigosa crença de que o futuro está sob controle. É importante jamais leva r muito a sério os seus planos a longo prazo, nem os de quem quer que seja.

Fora, é claro, os 16 axiomas menores. O livro explica em detalhes cada um deles, repleto de exemplos reais. Muito bom.

Este é um livro para ser ler e reler várias vezes, sendo leitura obrigatória para quem investe em ações ou na compra e venda de qualquer ativo.

 

8. O Homem Mais Rico da Babilônia – George S. Clason

Este livro é um clássico que inspirou literalmente milhões de pessoas e vários autores de outros livros, como Pai Rico, Pai Pobre e A Energia do Dinheiro. O livro conta a história de Arkad, o homem mais rico da babilônia, e os seus segredos. No livro, é mostrado as “sete soluções para a falta de dinheiro”:

1. Comece a fazer o seu dinheiro crescer.
2. Controlem seus gastos.
3. Multipliquem seus rendimentos.
4. Proteja seu tesouro contra a perda.
5. Façam do lar um investimento lucrativo.
6. Assegurem uma renda para o futuro.
7. Aumente sua capacidade para ganhar.

O autor, no papel do homem mais rico da Babilônia, mostra ainda as cinco leis do ouro:

1. O ouro vem de bom grado e numa quantidade crescente para todo homem que separa não menos de um décimo de seus ganhos, a fim de criar um fundo para o seu futuro e o de sua própria família.

2. O ouro trabalha diligente e satisfatoriamente para o homem prudente que, possuindo-o, encontra para ele um emprego lucrativo, multiplicando-o como os flocos de algodão no campo.

3. O ouro busca proteção do proprietário cauteloso que o investe de acordo com os conselhos de homens mais experimentados em seu manuseio.

4. O ouro foge do homem que o emprega em negócios ou propósitos que não está familiarizado ou que não contam com a aprovação daqueles que sabem poupá-lo.

5. O ouro escapa ao homem que o força a ganhos impossíveis ou que dá ouvidos aos conselhos enganosos de trapaceiros e fraudadores ou que confia em sua própria inexperiência e desejos românticos na hora de investi-lo.

Há mais, muito mais, em O Homem Mais Rico da Babilônia. Escrito originalmente em 1926, continua tão atual quanto quando foi publicado originalmente. Este livro é simplesmente indispensável a todos aqueles que querem atingir a sua independência financeira.

 

LEIA TAMBÉM:  Como automatizar sua vida digital com o IFTTT

9. Operando Opções – Maurício Hissa (Bastter)

Maurício Hissa, dono do site http://www.bastter.com, é considerado um especialista em opções e um dos maiores divulgadores de educação financeira para o pequeno investidor, em particular àqueles que querem investir na bolsa de valores.

Ele têm uma série de três livros sobre opções: Introdução às Opções, Investindo em Opções e Operando Opções. Eles são de nível iniciante, intermediário e avançado, respectivamente. Acredito que teria sido melhor ele ter lançado os livros com o mesmo nome e ter colocado “Volume I”, “Volume II” e “Volume III” ou então “Iniciante”, “Intermediário” e “Avançado”. Isso facilitaria muito ao leitor saber qual é exatamente a diferença entre os três livros, especialmente aqueles que compram livros pela internet.

O terceiro volume da série é recomendado àqueles que já dominam a metodologia de venda coberta, proposta no volume anterior, e querem se aprofundar no estudo de opções e pretendem operar opções de forma ativa e com segurança.

Aqui “segurança” é a palavra chave, visto que operar opções sem o conhecimento adequado é uma forma certa de perder todo o seu patrimônio.

O livro é mais bem escrito que o livro anterior e certamente agradará leitores que já tem experiência com opções e querem se aprofundar. Uma obra de consulta para ser lida e relida.

 

10. Investindo em Opções – Maurício Hissa (Bastter)

Maurício Hissa, dono do site http://www.bastter.com, é considerado um especialista em opções e um dos maiores divulgadores de educação financeira para o pequeno investidor, em particular àqueles que querem investir na bolsa de valores.

Ele têm uma série de três livros sobre opções: Introdução às Opções, Investindo em Opções e Operando Opções. Eles são de nível iniciante, intermediário e avançado, respectivamente. Acredito que teria sido melhor ele ter lançado os livros com o mesmo nome e ter colocado “Volume I”, “Volume II” e “Volume III” ou então “Iniciante”, “Intermediário” e “Avançado”. Isso facilitaria muito ao leitor saber qual é exatamente a diferença entre os três livros, especialmente aqueles que compram livros pela internet.

As partes 2 e 3 do livro Investindo em Opções são extremamente maçantes e de difícil compreensão.

O ponto alto do livro, porém, é a parte 4 e por conta dela vale a pena comprar o livro. Nela, Bastter apresenta um método vencedor para o pequeno investidor ganhar dinheiro com ações e opções.

Com ações, o investidor deve comprar papéis “blue chips”, de empresas sólidas, com bons fundamentos e que sejam bem administradas. Isso é fácil de localizar graças às tabelas existentes no site do autor. Basta localizar a empresa que você deseja investir e verificar se a empresa dá lucro, se as dívidas da empresa não são muito altas, etc. Nesse método, chamado “buy and hold”, você deve comprar as ações e “esquecer”, não dando muita bola para a cotação atual do papel; o importante é comprar sempre, preferencialmente todo mês, destinando uma parte do salário para isso.

Esse conselho está disponível em vários outros lugares. O “pulo do gato” da metodologia do autor é a venda coberta de opções. Através de uma metodologia própria, que é explicada no livro (onde consultamos tabelas presentes no site Bastter.com), o investidor vende opções das ações que ele possui e depois recompra essas opções por preço mais baixo, embolsando a diferença. Esse ganho deve ser usado para comprar mais ações, aumentando a carteira de ações do investidor. Dividendos e outros ganhos com ações devem ser também usados para comprar mais ações.

É uma metodologia simples e bastante eficaz graças a existência das tabelas no site do autor, fazendo com que você não precise perder tempo pesquisando, fazendo contas ou análises; está tudo prontinho para você. Outra vantagem é que se você abrir uma conta em uma corretora parceira do site, há a integração da metodologia do Bastter no home broker da corretora, onde você pode configurar a operação de maneira praticamente automatizada. Agilizando ainda mais essa operação de venda coberta.

 

11. Clube de Investimentos – Peter Christian Feddersen

A premissa deste livro é apresentar tudo o que você precisa saber para abrir um Clube de Investimentos na Bovespa. Para quem ainda não sabe, um Clube de Investimentos é um grupo que se reúne para investir em ações, podendo ter entre três e 150 associados.

Só que o livro vai muito além. Além de mostrar o passo-a-passo, o livro mostra o básico de como se fazer análise técnica e como se fazer análise fundamentalista, com exemplos reais. Até o momento este é o livro com a melhor introdução à análise de ações que eu já vi, especialmente a parte de análise fundamentalista. A maioria dos livros sobre ações apenas menciona que a análise fundamentalista é feita analisando os balanços das empresas, neste o autor explica como esta análise é feita em detalhes, em linguagem extremamente fácil de acompanhar, com exemplos reais – já tentei ler livros sobre o tema e confesso que fiquei “boiando”.

O autor explica também o que é a técnica long/short, que aparentemente está “na moda”.

O livro fecha “com chave de ouro” com algumas entrevistas muito legais com gestores de clubes de ações e corretores que explicam como, na prática, clubes de investimentos são abertos e como é feita a gestão.

Desta forma, este livro é recomendado a todos aqueles que investem ou pretendem investir em ações, e não necessariamente só aqueles que pensam em montar ou entrar em um clube de investimentos.

A propósito, apesar do nome, o autor é brasileiro e sinceramente espero que ele lance outros livros, pois ele escreve extremamente bem, sendo bastante claro e didático. Mesmo que você ainda não entenda muito bem sobre o mercado de ações, você não terá problema algum em acompanhar o livro, pois ele foi escrito com o público leigo como alvo.

 

Você vai gostar e é grátis:

 

12. Casais Inteligentes Enriquecem Juntos – Gustavo Cerbasi

Este é um livro sensacional. Mesmo aqueles que não estão atualmente em uma relação de par aprenderão muito com este livro. É uma mistura perfeita entre auto-ajuda para casais (extremamente objetiva, diga-se de passagem) e educação financeira. Com este livro Gustavo Cerbasi firma-se como um dos melhores autores sobre independência financeira do Brasil.

O livro começa traçando o perfil de cada membro do par culminando em um “Horóscopo Financeiro do Amor”, relatando o que normalmente acontece em relação às finanças do casal juntando o perfil de cada um. Sensacional, idéia originalíssima e o livro começa com pé direito.

O livro continua com um sem-número de informações não só para o casal atingir suas metas e a tão sonhada independência financeira, mas também analisando o lado humano da coisa, as crises que casais normalmente passam e várias dicas importantes.

Casais Inteligentes Enriquecem juntos é um dos melhores livros sobre educação financeira que já li e recomendo a todos. Como disse, mesmo aqueles que não estejam atualmente em uma relação amorosa irão tirar muito proveito deste livro.

Funciona? Com certeza. Basta você e sua cara-metade lerem, relerem e decidirem juntos mudar antigos hábitos em relação a dinheiro que com certeza vocês terão muito sucesso financeiro e possivelmente serão ainda mais felizes, por diminuirem o estresse que normalmente envolve o grande “tabu” da nossa sociedade, que é conversar francamente sobre dinheiro, hábitos de gasto e mudanças comportamentais.

 

LEIA TAMBÉM:  Qualidade de Software: Uma questão de eficiência.

13. Investimentos: Como Administrar Melhor Seu Dinheiro – Mauro Halfeld

Através dessa obra-prima de Mauro Halfeld você aumentará de forma primorosa sua educação financeira. Escrito com uma linguagem extremamente simples e com um acabamento gráfico impecável, o livro quebra vários conceitos errados que temos sobre dinheiro e finanças, como, por exemplo, que o de ter uma casa própria é sempre um bom negócio. O livro é primoroso justamente porque o autor mostra, com cálculos simples, quando um investimento é ou não um bom negócio. E números não mentem! Recheado de dicas e totalmente voltado para o mercado brasileiro, o livro apresenta informações que não são encontradas em nenhum outro livro, especialmente a parte de imóveis, mostrando quando é ou não um bom negócio ter um imóvel próprio. Fica claro ao término da leitura do livro que a diferença entre os que têm e os que não têm dinheiro é, além da educação financeira (que pode ser obtida na leitura de livros como esse e como os demais que recomendamos), um planejamento financeiro para o futuro.

 

14. Adeus, aposentadoria

Novamente um livro do grande Gustavo Cerbasi.

Esqueça tudo o que você já ouviu falar sobre aposentadoria. A ideia de parar de trabalhar e se sustentar com um auxí lio mensal é um conceito ultrapassado para dar conta do padrã o de vida que queremos ter.

Bancos, empresas de previdê ncia, fundos de pensã o e o Ministé rio da Previdência Social recomendam que as pessoas poupem mais ao longo dos anos para chegarem com uma boa reserva à idade avanç ada. Mas será que apenas essa poupanç a resolve o problema? Quem já passou dos 60 anos lamenta não ter se esforç ado mais no passado e sabe que, mesmo que tivesse dobrado seu esforç o, ainda estaria longe de uma situação confortável.

Como estamos vivendo mais, com mais qualidade, custo de vida mais alto e maior nível educacional e cultural, a renda de uma aposentadoria  pú blica ou privada não é suficiente hoje. A velha fórmula deixou de funcionar. É preciso adotar um modelo realista para planejar o futuro.

O livro é excelente e recomendado, principalmente em época de reforma da previdencia pelo governo Federal e uma leitura obrigatória.

15. Me Poupe!: 10 passos para nunca mais faltar dinheiro no seu bolso

Como economizar no dia a dia? Como poupar mesmo ganhando pouco? Quais são os melhores (e os piores) investimentos? Como poupar para o futuro sem abrir mão dos desejos e necessidades do presente?

Com exemplos práticos, situações reais, planilhas e exercícios, e organizei tudo isso em 10 passos simples para nunca mais faltar dinheiro no seu bolso.

A partir dessas dicas, você vai aprender a dar um basta nos hábitos que sabotam sua saúde financeira, a identificar as crenças que impedem seu enriquecimento e a encontrar modalidades de investimento que caibam na sua realidade. E o melhor: vai descobrir um mundo maravilhoso em que o dinheiro trabalha para você, e não você para ele.

Mas talvez a minha dica mais importante seja: poupar não é só acumular um monte de dinheiro. Poupar tem a ver com realizar sonhos. É necessário ter foco, estabelecer prioridades e até abrir mão de uma ou outra coisa em nome de um objetivo maior.

“Os fãs do canal Me Poupe! não vão se decepcionar. Nathalia Arcuri venceu o desafio de levar para o papel a linguagem que se tornou sua marca registrada, o que deve fidelizar multidões e reforçar o propósito de seu trabalho. Você tem em mãos um instrumento de transformação. Leia-o com sabedoria e coloque em prática o que encontrar aqui. Sua vida será outra, certamente mais rica, depois desta leitura.” – Gustavo Cerbasi

A maioria das indicações de livros aqui foram retiradas do site Terremoto do grande Gabriel Torres do Clube do Hardware. E autor também do livro “Os mitos do dinheiro“, o qual recomendo fortemente.

Você também vai gostar:

– 5 livros Indispensáveis para Startups em fase de Captação de Recursos

– 22 Livros de Marketing Digital para ler em 2019

 

VOCÊ ESTÁ NAS SEÇÕES: Startup e Sucesso » Vida & Produtividade

Siga os bons!

Ramos de Souza Janones

Janones, é um empreendedor brasileiro apaixonado por empreendedorismo e tecnologia. Ao longo dos anos trabalhando com o desenvolvimento de softwares desktop desde a linguagem Clipper, passando pelo Delphi e atualmente com Java.

Optou pela formação de Publicidade e Marketing por sua segunda empresa de tecnologia ter participado do "boom" da internet nos anos 90 e na procura de melhorar seus conhecimentos em negócios.

Em razão da principal formação e profundos conhecimentos em programação e banco de dados, é capaz de realizar o desenvolvimento de aplicativos web, desktop e mobile com maior criatividade e inovação que profissionais de desenvolvimento com uma formação única e mais especifica, dedicada somente ao desenvolvimento de softwares.

Com toda sua experiência com empresas de software, sua formação e paixão por negócios escreveu o livro "Marketing para Empresas e Profissionais de Software", publicado pela editora carioca Ciência Moderna em 2012. Além de outros livros sobre programação.

Últimos posts por Ramos de Souza Janones (exibir todos)

Sumário
Livros sobre independência financeira, finanças pessoas e finanças empresariais que vão mudar sua vida
Nome do artigo
Livros sobre independência financeira, finanças pessoas e finanças empresariais que vão mudar sua vida
Descrição
Reunimos os melhores livros sobre finanças pessoais e empresariais para você ler ainda em 2019 e transformar sua vida financeira. 
Autor
Nome
Ramos da Informática
Logo



Frontend Do Zero Ao Profissional