Conselhos de liderança e produtividade de Elon Musk

Conselhos de liderança e produtividade de Elon Musk

20 de outubro de 2017 0 Por Ramos de Souza Janones
Powered by Rock Convert

A agenda de Elon Musk inclui ser CEO de duas grandes empresas, Tesla e SpaceX, diversas outras empreitadas e milhares de funcionários. Entenda o que ele pensa e como age

Elon Musk é um dos empreendedores mais famosos do mundo e CEO de duas empresas em franca ascensão, a fabricante de carros elétricos Tesla e a fabricante de foguetes SpaceX, ambas nos EUA.

Qualquer busca de seu nome no Google é rapidamente associada a uma curiosidade do público: como ele consegue ser tão produtivo assim?

A resposta é simples, pelo menos no papel: mantendo o foco, não importa o assunto ou tarefa em questão.

Uma reunião, por exemplo, deve resolver algo que não pode ser resolvido por e-mail e seus participantes devem ser de fato essenciais naquele momento e agregar valor à discussão.

Por isso, Musk pode se virar para alguém e perguntar: “Você não disse nada. Por que está aqui?”

Foque no sinal

A abordagem pode parecer um pouco rude a princípio, mas é aprovada pela maioria: segundo o site Glassdoor, onde é possível falar sobre os prós e contras do trabalho em uma organização, 98% dos funcionários da SpaceX aprovam seu CEO.

Em uma entrevista ao mesmo Glassdoor – que o elegeu como 8º melhor CEO de 2017 –, Elon Musk resumiu sua estratégia de produtividade: “Foque no sinal e não no barulho. Não perca tempo com o que não melhora as coisas de verdade.”

Para ele, “focar no sinal” significa chegar preparado e entender exatamente o que você precisa fazer a partir de princípios fundamentais, não de uma maneira superficial ou incerta.

Caso entre em detalhes demais sem entender a base de algo, explica Musk, “você pode estar construindo algo em cima de um terreno defeituoso.”

O que Elon Musk pensa sobre liderança

Musk também falou sobre sua visão de liderança.

“Seu título o torna um gerente, mas suas pessoas o tornam um líder”, resume. “Queremos que nossos líderes encontrem jeitos de motivar e inspirar seus times, reduzir o barulho em seu trabalho e ajudar a remover bloqueios.”

LEIA TAMBÉM: Melhorando o desempenho cognitivo em empresas de TI

Na SpaceX, continua, a ideia é que o líder está à disposição do time, não o contrário.

“Isso se aplica a mim, acima de tudo. Também se espera que os líderes trabalhem mais duro que aqueles que trabalham para eles e garantam que suas necessidades [dos funcionários] estejam à frente de suas próprias – e assim liderar através do exemplo.”

Baixe o ebook: 5 Técnicas Indispensáveis Para Um Líder

Como construir uma boa equipe

Na hora de construir um bom time (que na SpaceX consiste em cerca de 6 mil pessoas), ele garante que encontrar gente boa é a coisa mais importante.

 

LEIA TAMBÉM:  7 escolhas para você se tornar um empreendedor de sucesso

“Essa é 90% da solução, já que contratações erradas podem custar muito”, afirma Musk. “Desafiamos nossos líderes de gente a contratar pessoas melhores que eles mesmos e assim tornar a empresa melhor com cada contratado.”

Abaixo, o empresário Marcel Telles fala sobre como superar a maior limitação da sua carreira:

 

Por Na Prática.

VOCÊ ESTÁ NAS SEÇÕES:  Startup e Sucesso » Vida & Produtividade

Quer receber conteúdos sobre Startups e Marketing Digital?

* Campos requeridos



LEIA TAMBÉM:  15 Livros sobre finanças pessoais que você deve ler


Siga os bons!

Ramos de Souza Janones

Janones, é um empreendedor brasileiro apaixonado por empreendedorismo e tecnologia. Ao longo dos anos trabalhando com o desenvolvimento de softwares desktop desde a linguagem Clipper, passando pelo Delphi e atualmente com Java.

Optou pela formação de Publicidade e Marketing por sua segunda empresa de tecnologia ter participado do "boom" da internet nos anos 90 e na procura de melhorar seus conhecimentos em negócios.

Em razão da principal formação e profundos conhecimentos em programação e banco de dados, é capaz de realizar o desenvolvimento de aplicativos web, desktop e mobile com maior criatividade e inovação que profissionais de desenvolvimento com uma formação única e mais especifica, dedicada somente ao desenvolvimento de softwares.

Com toda sua experiência com empresas de software, sua formação e paixão por negócios escreveu o livro "Marketing para Empresas e Profissionais de Software", publicado pela editora carioca Ciência Moderna em 2012. Além de outros livros sobre programação.

Últimos posts por Ramos de Souza Janones (exibir todos)




Frontend Do Zero Ao Profissional