Formação Oracle DBA Completa


Wiki: Melhorando o atendimento do público interno e externo

Wiki: Melhorando o atendimento do público interno e externo

28 de fevereiro de 2012 0 Por Ramos de Souza Janones
Powered by Rock Convert

Use o Wiki para melhorar o atendimento aos seus clientes de empresas de software e startups, 24/7 de forma automática e gere valor.

Hoje vou falar das vantagens de ter um Wiki da empresa ou do software. O Wiki surgiu em 1995 e se popularizou com o Wikipédia, a maior enciclopédia colaborativa do mundo. Muitas empresas estão adotando a ferramenta wiki para seu publico interno (funcionários) e seu público externo (clientes, fornecedores, parceiros, etc). Um bom exemplo é o Wiki da Locaweb. Nós que temos site hospedado por eles, o Wiki da Locaweb é uma mão na roda. Dê uma olhada: https://wiki.locaweb.com.br/pt-br/P%C3%A1gina_principal

Aqui na Ramos da Informática começamos a montar nosso Wiki, por enquanto para o público interno. Em breve devemos expandir também para o público externo e vamos divulgar nosso wiki.

As vantagens de criar um wiki empresarial são várias:

  • Criação de uma base de conhecimentos colaborativa.
  • Redução no tempo e custo de atendimento aos clientes.
  • Redução no tempo e custo de treinamento e tira dúvidas do público interno e externo, principalmente com novos colaboradores.
  • Aumento na produtividade da empresa.

Estas são apenas umas das diversas vantagens de um wiki empresarial. Uma empresa de software pode colocar toda a base de conhecimento de seus softwares e serviços no Wiki e incentivar funcionários e clientes a consultarem as informações publicadas para solucionar problemas do dia-a-dia, tornando uma ferramenta importante de consultas.

Mas e os clientes, eles consultariam o wiki da empresa antes de acionar o suporte? Sim, para isso basta incentivar o uso. Sempre que o suporte receber um chamado do cliente, antes de qualquer coisa é indicar o link da resposta no wiki da empresa. A constancia do uso de wiki pelo suporte aos clientes fará que, com o tempo, eles passem a consultar antes de acionar o suporte da empresa. O empresário também deve incentivar seus colaboradores a alimentarem o wiki da empresa. Mas não basta apenas incentivar, tem que deixar uma pessoa responsável por verificar todas informações ali geradas, antes de serem aprovadas e criar um manual de redação para a publicação no wiki empresarial. Existem diversas formas de incentivo.

As empresas de software não devem encarar o wiki como um manual de um software, mas como uma base de conhecimentos em eterna transformação para que tenha realmente uma grande funcionalidade, tanto para seu público interno, como para o público externo. A vantagem do Wiki é que pode-se definir usuários, níveis de usuários e pode definir um público interno e externo para seu conteúdo. Servindo de suporte para ambos.

Powered by Rock Convert
Curso completo de Games, inclusive Realidade Aumentada.Powered by Rock Convert

Também pode ser gerado um wiki para os desenvolvedores internos, onde eles podem escrever sobre a parte técnica do desenvolvimento e, algumas partes deste wiki dos desenvolvedores pode ficar ativa para os clientes, assim eles podem acompanhar o que está sendo desenvolvido para o software por eles utilizados e fazer sugestões.

Testamos algumas soluções open-source de wiki antes de implantarmos aqui na empresa. Como falei, por enquanto é interno e pretendemos lançar para o público externo assim que estiver com bastante base de conhecimento. Dentre os testados, aprovamos este aqui:
https://www.mediawiki.org/wiki/MediaWiki/pt muito fácil de instalar e cheio de recursos.

VOCÊ ESTÁ NA SEÇÃO:  Startup e Sucesso

LEIA TAMBÉM:  Criação de Startups - Parte 1: O comportamento do empreendedor

Quer receber conteúdos sobre Startups e Marketing Digital?

* Campos requeridos




Siga os bons!

Ramos de Souza Janones

Janones, é um empreendedor brasileiro apaixonado por empreendedorismo e tecnologia. Ao longo dos anos trabalhando com o desenvolvimento de softwares desktop desde a linguagem Clipper, passando pelo Delphi e atualmente com Java.

Optou pela formação de Publicidade e Marketing por sua segunda empresa de tecnologia ter participado do "boom" da internet nos anos 90 e na procura de melhorar seus conhecimentos em negócios.

Em razão da principal formação e profundos conhecimentos em programação e banco de dados, é capaz de realizar o desenvolvimento de aplicativos web, desktop e mobile com maior criatividade e inovação que profissionais de desenvolvimento com uma formação única e mais especifica, dedicada somente ao desenvolvimento de softwares.

Com toda sua experiência com empresas de software, sua formação e paixão por negócios escreveu o livro "Marketing para Empresas e Profissionais de Software", publicado pela editora carioca Ciência Moderna em 2012. Além de outros livros sobre programação.

Últimos posts por Ramos de Souza Janones (exibir todos)

Sumário
Wiki: Melhorando o atendimento do público interno e externo
Nome do artigo
Wiki: Melhorando o atendimento do público interno e externo
Descrição
Wiki para melhorar o atendimento aos clientes de empresas de software e startups, 24/7.
Autor
Nome
Ramos da Informática
Logo



Frontend Do Zero Ao Profissional